O Nariz de Cleópatra, pois claro!
Cristina Carvalhal (TNDMII)
No século XXIII, descoberto o caminho para o passado, um grupo de aventureiros embarca numa nave, altera a História e faz com que os Gregos percam a Guerra de Troia. O objetivo é serem ricos e felizes.
E aí vamos nós: Descobrimentos – 2.ª temporada. No mínimo, nada de bom pode acontecer, isto para se ser brando, como se diz ser costume dos portugueses, e como convém à comédia.
Resultado: de volta ao século XXIII, todos trocaram de papéis, sem se recordarem de nada, mas a insatisfação mantém-se. Ulisses e um coelho falante, perdidos no tempo e no absurdo disto tudo, perguntam-se: não seria mais fácil alterar o presente?
A frase de Pascal — “Se o nariz de Cleópatra tivesse sido mais pequeno, toda a face da terra teria mudado” — inspira o título desta sátira, ao qual se acrescenta um “pois claro!”. A ironia com que o autor comenta a História exige resposta na mesma moeda e ao câmbio atual.
Ficha técnica
Versão Cénica e Direcção Cristina Carvalhal
Interpretação Alberto Magassela, Ana Sampaio e Maia, Carla Maciel, Heitor Lourenço, João Grosso, José Neves, Manuela Couto, Nuno Nunes, Sílvia Filipe
Cenário e Figurinos Nuno Carinhas
Luz Manuel Abrantes
Som Sérgio Delgado
Vídeo António Borges Correia
Assistente de Encenação Leonor Buescu
Assistente de Cenografia e Figurinos Henrique Pimentel
Operação de Luz Ana Carocinho
Produção executiva Beatriz Cuba
Coprodução Causas Comuns e Teatro Nacional D. Maria II
A Causas Comuns é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e é membro da Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal.
Duração 120 minutos
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.