Contexto
Gisela Casimiro e Marco Martins
No ciclo Contexto propomos uma série de conferências onde partimos de um espetáculo da programação do Theatro Circo para colocar à conversa artistas e pessoas cujas áreas de atividade se cruzam com as temáticas e questões abordadas naquela obra.
Partindo da estreia da nova peça do aclamado encenador e realizador Marco Martins, com uma trajetória ancorada na colaboração com comunidades específicas e temas sociopolíticos de relevo, convidamos a artista e escritora Gisela Casimiro, para conjuntamente lançarmos ideias e palavras a três.
Gisela Casimiro é artista, escritora, tradutora e ativista. Publicou os livros de poesia Erosão e Giz, e o livro de crónicas Estendais. Assinou as peças Casa com Árvores Dentro (encenada por Cláudia Semedo) e Vida: Uma Aplicação (PANOS/TNDMII). Apoiou a dramaturgia de Blackface, de Marco Mendonça, e a criação de Belonging, de Raquel André. Trabalhou ainda com Ana Borralho & João Galante, Cristina Carvalhal, Sónia Baptista e Romeo Castellucci. Traduziu Irmã Marginal e Os Diários do Cancro, de Audre Lorde, e Miss Major Fala: Conversas com uma Revolucionária Trans Negra, de Toshio Meronek e Miss Major Griffin-Gracy. Expôs obras nas Galerias Municipais do Porto, Lisboa e Almada, MACE, Appleton e Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo. Integra a colecção António Cachola. Coordena o Clube de Leitura do Cinema Batalha. Cofundou a UNA – União Negra das Artes.
Nesta conversa, convidamos a uma reflexão sobre as fragilidades humanas, sobre a colonialidade, a polarização social e o racismo, num país e num mundo contemporâneo em tensão e sobressalto.
Curadoria e moderação Alexandra Balona
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.