- Programa
- Oz ou a Estrada?
Rafa Jacinto e Roberto Terra
Acessibilidade AudiodescriçãoDesde a sua primeira edição, em 1904, O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, já deu origem a incontáveis adaptações. Destas, o filme de 1939, realizado por Victor Fleming e estrelado por Judy Garland, será a mais famosa. Segundo Rafa Jacinto e Roberto Terra, criadores deste espetáculo, falar de O Feiticeiro de Oz e da atriz é falar, inevitavelmente, da sua influência e da sua importância para a comunidade queer - os temas de autodescoberta, aceitação da diferença e exploração da identidade ecoam entre a comunidade um pouco por todo o mundo.Em paralelo com o público adolescente, a quem esta criação é dirigida, estes temas ressoam também no momento formativo das suas identidades, em que se deparam com dúvidas sobre si e o seu lugar no mundo. Ao longo do espetáculo, deparamo-nos com uma série de figuras, algumas impulsionadoras, outras castradoras de potencialidades, ressaltando a importância de manter os adolescentes no centro da narrativa, encorajando-os a confiar nas suas próprias jornadas. Esta adaptação é uma oportunidade de despertar o público para questões relacionadas com a diversidade, igualdade e aceitação, incentivando a empatia e o entendimento.Criação e dramaturgia Rafa Jacinto e Roberto Terra a partir de O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, de L. Frank BaumInterpretação Deka Saimor, Emanuel Santoz, Gabriel Gomes e Rafa JacintoCenografia Vítor H. FreitasFigurinos Joana Mont’AlverneDesign de luz João RodriguesSonoplastia OdeteConsultoria pedagógica Diogo GomesProdução Héloïse RegoComunicação Bruna CadimaVídeo, fotografia e design Pedro VieiraRegisto audiovisual Tomás PereiraParceria Plano Nacional das ArtesGratuito para escolas mediante inscrição em participacao@theatrocirco.comO dstgroup é mecenas do programa de Mediação e Participação.Apoio República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Oz ou a Estrada?
Rafa Jacinto e Roberto Terra
Acessibilidade Audiodescrição
Rafa Jacinto e Roberto Terra
Acessibilidade Audiodescrição
Desde a sua primeira edição, em 1904, O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, já deu origem a incontáveis adaptações. Destas, o filme de 1939, realizado por Victor Fleming e estrelado por Judy Garland, será a mais famosa. Segundo Rafa Jacinto e Roberto Terra, criadores deste espetáculo, falar de O Feiticeiro de Oz e da atriz é falar, inevitavelmente, da sua influência e da sua importância para a comunidade queer - os temas de autodescoberta, aceitação da diferença e exploração da identidade ecoam entre a comunidade um pouco por todo o mundo.
Em paralelo com o público adolescente, a quem esta criação é dirigida, estes temas ressoam também no momento formativo das suas identidades, em que se deparam com dúvidas sobre si e o seu lugar no mundo. Ao longo do espetáculo, deparamo-nos com uma série de figuras, algumas impulsionadoras, outras castradoras de potencialidades, ressaltando a importância de manter os adolescentes no centro da narrativa, encorajando-os a confiar nas suas próprias jornadas. Esta adaptação é uma oportunidade de despertar o público para questões relacionadas com a diversidade, igualdade e aceitação, incentivando a empatia e o entendimento.
Criação e dramaturgia Rafa Jacinto e Roberto Terra a partir de O Maravilhoso Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum
Interpretação Deka Saimor, Emanuel Santoz, Gabriel Gomes e Rafa Jacinto
Cenografia Vítor H. Freitas
Figurinos Joana Mont’Alverne
Design de luz João Rodrigues
Sonoplastia Odete
Consultoria pedagógica Diogo Gomes
Produção Héloïse Rego
Comunicação Bruna Cadima
Vídeo, fotografia e design Pedro Vieira
Registo audiovisual Tomás Pereira
Parceria Plano Nacional das Artes
Gratuito para escolas mediante inscrição em participacao@theatrocirco.com
O dstgroup é mecenas do programa de Mediação e Participação.
Apoio República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Back













