Saltar para o conteúdo principal
En

17 janeiro Mediação

Contexto

Felisbela Lopes e José Soeiro

15:00 Foyer
Gratuito
1/2
1/2
2/2

No ciclo Contexto, propomos uma série de conversas mediadas entre dois convidados cujo percurso académico, político ou ativista se cruza com temas abordados num espetáculo da programação do Theatro Circo.

A primeira conversa de 2026 parte do espetáculo Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues. A par do grande dilema – “Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor?” – a peça aborda a manipulação e fabricação discursiva dos atuais regimes ditatoriais e dos movimentos de extrema-direita, consubstanciada numa espécie de novilíngua dos tempos modernos. Partindo do universo do espetáculo, nesta conversa iremos refletir sobre a forma como regimes e partidos autoritários comunicam hoje em dia tanto com os seus apoiantes como com os críticos.

Felisbela Lopes é professora catedrática no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, sendo especialista em informação televisiva e jornalismo político. Professor no Departamento de Sociologia da Universidade do Porto, José Soeiro foi deputado da Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda e assina uma coluna semanal no Expresso.

O dst group é mecenas do programa de Mediação e Participação.

Outros eventos