Contexto
Felisbela Lopes e José Soeiro
No ciclo Contexto, propomos uma série de conversas mediadas entre dois convidados cujo percurso académico, político ou ativista se cruza com temas abordados num espetáculo da programação do Theatro Circo.
A primeira conversa de 2026 parte do espetáculo Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues. A par do grande dilema – “Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor?” – a peça aborda a manipulação e fabricação discursiva dos atuais regimes ditatoriais e dos movimentos de extrema-direita, consubstanciada numa espécie de novilíngua dos tempos modernos. Partindo do universo do espetáculo, nesta conversa iremos refletir sobre a forma como regimes e partidos autoritários comunicam hoje em dia tanto com os seus apoiantes como com os críticos.
Felisbela Lopes é professora catedrática no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, sendo especialista em informação televisiva e jornalismo político. Professor no Departamento de Sociologia da Universidade do Porto, José Soeiro foi deputado da Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda e assina uma coluna semanal no Expresso.
O dst group é mecenas do programa de Mediação e Participação.
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.