Górecki e Adams
Por Rakhi Singh e Sinfonietta de Braga
A violinista e diretora artística Rakhi Singh, uma das vozes mais originais da cena musical britânica e cofundadora do Manchester Collective, chega ao Theatro Circo para se juntar à Sinfonietta de Braga num programa do ciclo Contraponto que une contemplação, intensidade e espiritualidade.
Neste concerto, as cordas tornam-se veículo de paisagem e transcendência. Em Canticles of the Sky, de John Luther Adams, camadas sonoras em lenta transformação evocam o respirar do céu e a vastidão cósmica. Na sua recriação do hino latino Veni Creator Spiritus, Singh transforma a voz ancestral em textura viva, dissolvendo a melodia em ecos e ressonâncias de poderosa força litúrgica. Já no Quarteto de Cordas n.º 2 Quasi una fantasia, de Henryk Górecki, ouvimos uma viagem interior, onde energia rítmica e silêncio se entrelaçam num arco de solenidade quase ritual.
Três visões distintas — cósmica, litúrgica e introspetiva — cruzam-se neste encontro, onde tradição e criação contemporânea dialogam em busca de luz, memória e transcendência.
O Contraponto é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.
Ficha técnica
Violino e direção musical Rakhi Singh
Orquestra Sinfonietta de Braga
__
O dst group é mecenas do programa do Contraponto.
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.