14 fevereiro Música

Diamanda Galás

21h30 Sala Principal
35€ / Cartão Pentágono 17,5€   M/3  

Quase duas décadas depois, Diamanda Galás regressa ao palco do Theatro Circo para um concerto que reafirma o estatuto da artista greco-americana como figura incontornável da vanguarda e uma das criadoras mais misteriosas da música contemporânea.

Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, Galás é reconhecida pela sua voz singular, capaz de transitar entre o grito e a oração, transformando a performance num ritual catártico. Desde o álbum de estreia, The Litanies of Satan (1982), a cantora destacou-se pela ousadia vocal e pela intensidade performativa, abordando temas como a doença, o isolamento e o genocídio em trabalhos cruciais como a trilogia The Masque of the Red Death (focada na crise da SIDA) e a colaboração com John Paul Jones (Led Zeppelin) em The Sporting Life (1994).

Sob a chancela da sua própria editora, Intravenal Sound Operations (desde 2017), Galás consolidou um período produtivo. Deste ciclo destaca-se Broken Gargoyles (2022), um álbum aclamado que a Pitchfork considerou “um mundo à parte dos outros músicos”. A ligação de Galás a Braga é ainda sublinhada pela apresentação desta instalação à cidade em 2022.

O concerto de 2026 acompanha o lançamento, a 1 de novembro de 2025, da reedição remasterizada de You Must Be Certain of the Devil e de De-formation: Second Piano Variations, obras que reiteram assim o seu estatuto global e histórico, e que cuja voz é um instrumento de confronto e transcendência.

Apoio República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes · RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Outros eventos