Diamanda Galás
Quase duas décadas depois, Diamanda Galás regressa ao palco do Theatro Circo para um concerto que reafirma o estatuto da artista greco-americana como figura incontornável da vanguarda e uma das criadoras mais misteriosas da música contemporânea.
Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, Galás é reconhecida pela sua voz singular, capaz de transitar entre o grito e a oração, transformando a performance num ritual catártico. Desde o álbum de estreia, The Litanies of Satan (1982), a cantora destacou-se pela ousadia vocal e pela intensidade performativa, abordando temas como a doença, o isolamento e o genocídio em trabalhos cruciais como a trilogia The Masque of the Red Death (focada na crise da SIDA) e a colaboração com John Paul Jones (Led Zeppelin) em The Sporting Life (1994).
Sob a chancela da sua própria editora, Intravenal Sound Operations (desde 2017), Galás consolidou um período produtivo. Deste ciclo destaca-se Broken Gargoyles (2022), um álbum aclamado que a Pitchfork considerou “um mundo à parte dos outros músicos”. A ligação de Galás a Braga é ainda sublinhada pela apresentação desta instalação à cidade em 2022.
O concerto de 2026 acompanha o lançamento, a 1 de novembro de 2025, da reedição remasterizada de You Must Be Certain of the Devil e de De-formation: Second Piano Variations, obras que reiteram assim o seu estatuto global e histórico, e que cuja voz é um instrumento de confronto e transcendência.
Apoio República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes · RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.