Encontros da Imagem
Ao longo de três décadas e meia, os Encontros da Imagem têm-se destacado como um meio essencial para a divulgação e a criação fotográficas em Portugal. Desde a primeira edição, em 1987, o festival internacional de fotografia e artes visuais junta autores clássicos, consolidados e emergentes, do panorama local ao nacional e internacional, num programa que procura refletir a contemporaneidade, o mundo e a sociedade que nos rodeiam.
Em 2025, a 35.ª edição dos Encontros da Imagem propõe uma reflexão crítica sobre o já longo percurso deste festival, reforçando simultaneamente o seu papel como um espaço de inovação, encontro e pensamento crítico em torno da imagem. Sob o tema Manifestação de Interesse, o festival voltará a ocupar diversos espaços culturais – incluindo o Theatro Circo e o gnration – em várias localidades, com propostas multidisciplinares que, além da fotografia, integram ainda cinema, performance, instalação e videoarte.
Organizado em três programas – Dissidências, Argumentários e Transições –, a edição de 2025 oferece múltiplas leituras sobre a fotografia contemporânea e o seu impacto cultural. Dissidências valoriza a diversidade de práticas e perspetivas, destacando artistas que rompem com convenções e expandem os limites do medium. Argumentários mergulha nas histórias internas dos Encontros da Imagem, valorizando memórias, experiências e contribuições que moldaram a identidade do festival. Transições centra-se nas ligações regionais e reflete sobre identidades locais e novas ruralidades, reforçando o diálogo entre arte, território e comunidade.
A exposição no Theatro Circo poderá ser visitada de quarta-feira a sábado das 14h30 às 18h30.
A reserva só é válida após confirmação da parte do Theatro Circo enviada por correio eletrónico.
Os seus dados pessoais serão tratados pelo Theatro Circo com base no seu consentimento.
Ao submeter os seus dados, concorda com os termos definidos na Política de Privacidade.