Saltar para o conteúdo principal
En

13 setembro (sex) Conversa

Paraíso: Tribuna Negra: Origens do movimento negro em portugal (1911 – 1933)

18h00
Gratuito   M/6  

Tribuna Negra: Origens do movimento negro em Portugal (1911 – 1933)  

com Cristina Roldão, José A. Pereira e Pedro Varela e moderação de Marisa Rodrigues (BANTUMEN)  
Livraria Centésima Página
Poucas pessoas saberão que, entre 1911 e 1933, Lisboa foi palco de um movimento negro que combateu o racismo, exigiu direitos para as populações nos territórios colonizados e criticou sistematicamente, embora por vezes de forma ambivalente, o colonialismo. Esta geração integrou ramos de internacionalismo negro como o pan‑africanismo. 

Este livro, que resulta de um longo e aprofundado trabalho coletivo de pesquisa, percorre a vida deste movimento, dos seus numerosos jornais, organizações e ativistas, até ao ponto em que a ascensão da ditadura, a perseguição política dos seus mais destacados militantes e as contradições internas selaram o seu destino. 

Os autores problematizam ainda o modo como raça, género e classe atravessaram o movimento e as relações políticas que este estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a «Geração Cabral». 
Tribuna Negra levanta o véu sobre uma história silenciada, interpelando as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal. 
Programa completo 
Sexta • 13 set 
18:00  Conversa  Tribuna Negra: Origens do movimento negro em Portugal (1911 – 1933), com Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela com moderação de Marisa Rodrigues (BANTUMEN)  Livraria Centésima Página (gratuito) 
21:30  Dança  Djam Neguin apresenta AMI.LCAR  Theatro Circo 
  
Sábado · 14 set 
16:00  Conversa  Conversas do Paraíso: Inovação e tradição na música lusófona, com Berlok, Mynda Guevara e Soraia Ramos com moderação de Wilds Gomes (BANTUMEN)  gnration (gratuito) 
17:00  Música  Mynda Guevara apresenta Phoenix  gnration* 
18:00  Música  Berlok [dj set]  gnration* 
21:30  Música  Soraia Ramos apresenta Cocktail  Theatro Circo 

*bilhete diário dá acesso ao espetáculo de Mynda Guevara e dj set de Berlok.

Curadoria Nuno Abreu 

Apoio à divulgação Antena 3, RTP, RTP África e RDP África 
Parceria BANTUMEN

O programa do PARAÍSO integra as celebrações oficiais do Centenário do nascimento de Amílcar Cabral. 






Outros eventos