Saltar para o conteúdo principal
En

A Companhia de Teatro de Braga é desde 1986 companhia residente do Theatro Circo, ao abrigo de um protocolo com a Autarquia. Estrutura, com autonomia jurídica, administrativa e financeira do Theatro Circo.
Fundada no Porto em 1980 e desde 1984 radicada em Braga, no âmbito de um protocolo com o Município, a Companhia de Teatro de Braga (CTB) é um dos mais sólidos projetos da descentralização teatral saídos do processo democrático. O Projeto Artístico da CTB cruza o sempre renovado interesse pelas novas dramaturgias com a experimentação – através da nossa prática teatral – sobre o grande legado dramatúrgico da humanidade: os clássicos. Desenvolve e aprofunda o seu Projeto nas áreas da Criação Teatral, Media Arts e Formação de Públicos. O projeto assume, desde a sua origem, Braga e o Theatro Circo como um Lugar de Encontro e Confronto Artístico entre criadores da Europa e da Lusofonia, englobando neste campo a vizinha Galiza. Manifestamos, neste quadriénio, a vontade de passar a fronteira para o lado ibero-americano, abrindo-nos a relações de criação e permuta com o México e Cuba, dinamizando o histórico com o Brasil e com estruturas de outras regiões de Espanha. Como na Europa temos feito e continuamos, durante este ano, com Espanha, Ucrânia, Alemanha, Roménia e Itália.A CTB conta nos seus quadros artísticos técnicos e de gestão com cerca de 20 pessoas, das quais 15 em exclusividade. Realiza uma média de 3 novas criações/ano e mantem em repertório, 10 criações diferentes, para uma média de cerca 110 representações /ano.

A CTB é a companhia residente do Theatro Circo de Braga. É financiada quadrienalmente pelo Ministério da Cultura/ DGArtes, (ao abrigo dos apoios sustentados) e pela Câmara Municipal de Braga e tem como Mecenas Exclusivo, há longos anos, a DST Group.