Saltar para o conteúdo principal
En

7 março Música

Contraponto: Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg

Por Ars ad Hoc

21:30 Sala Principal
12€ / Cartão Pentágono 6€   M/6  
1/4
1/4
2/4
3/4
4/4

O ciclo Contraponto do Theatro Circo recebe o ars ad hoc e a soprano Ana Caseiro para uma nova leitura de Pierrot Lunaire op. 21 (1912), de Arnold Schoenberg, numa noite que o público estará em palco com os músicos. Esta obra seminal da modernidade estabeleceu o sprechgesang (canto falado) e o icónico “quinteto pierrot”, marcando a produção musical posterior. A peça, baseada em poemas de Albert Giraud, é um exercício de contraponto sofisticado que explora a diversidade tímbrica com economia de meios. Mantendo o princípio da música de câmara sem maestro, o concerto será legendado. A anteceder a obra de Schoenberg, o ars ad hoc interpreta o Adagio para clarinete, violino e piano, uma transcrição do segundo andamento do Concerto de Câmara que Alban Berg compôs em 1925 como homenagem ao seu mestre, Arnold Schoenberg.

O Contraponto é um ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI, onde convidamos ensembles e compositores locais, nacionais e internacionais para nos guiarem pela música de um dos períodos mais férteis em novas ideias e formas.

 

Programa
Alban Berg (1885 – 1935)
Adagio [1925, tr. 1935] para clarinetes, violino e piano

Arnold Schönberg (1874 – 1951)
Pierrot Lunaire, op. 21 [1912] para voz, flautas, clarinetes, violino/viola, violoncelo e piano

Ficha técnica
Ana Caseiro soprano
Ricardo Carvalho flautas
Horácio Ferreira clarinetes
Diogo Coelho violino/viola
Gonçalo Lélis violoncelo
João Casimiro Almeida piano
Diana Ferreira legendagem e programação

O dst group é mecenas do ciclo Contraponto.

__
A soprano Ana Caseiro especializa-se na interpretação de música contemporânea. Em 2022, estreou-se em Viena e Budapeste no papel de “Justine”, nas estreias nacionais da ópera Das Gesicht im Spiegel, de J. Widmann e tem vindo a realizar estreias de óperas a nível mundial. Estudou canto no Koninklijk Conservatorium Brussel e na Kunstuniversität Graz, com Ulf Bästlein, e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA. Atualmente, frequenta o último ano do mestrado em Práticas Performativas em Música Contemporânea com o barítono Holger Falk e o ensemble Klangforum Wien.

Em atividade desde 2018, o ars ad hoc é o grupo de música de câmara da Arte no Tempo (AnT). Com foco na música contemporânea, tem desenvolvido residências artísticas e realizado concertos regulares na Fundação de Serralves, para além de outras apresentações em que combina a interpretação de música contemporânea com obras do grande repertório clássico / romântico / modernista.

Outros eventos